quarta-feira, 23 de abril de 2014

Tecnologia e a formação docente


O uso da tecnologia nas salas de aulas hoje se faz essencial. Contudo, a simples introdução destas tecnologias não é suficiente para a melhoria da qualidade da educação. Na maioria dos casos, os computadores chegaram às escolas sem o respaldo de uma proposta pedagógica (Gimenez, 2001). 
As novas tecnologias e o aumento da quantidade de informação levam a uma nova
organização de trabalho, em que se faz necessário: a imprescindível especialização dos saberes, é necessário que professores sejam preparados para lidar com essas novas tecnologias, já que estas são vistas como ferramentas facilitadoras do ensino. 
A preparação do corpo docente precisa acontecer para que haja reflexão sobre a prática. O vídeo abaixo mostra exatamente o que não deve acontecer com o uso das TIC em sala de aula


.

Para aprofundar mais o tema, é interessante ler o artigo sobre Tecnologia e a formação docente onde está bem resumido o assunto. Afinal, para nós professores é importante nos mantermos atualizados sempre, pois a tecnologia é parte do nosso cotidiano, o texto abaixo nos ajudará a entendê-la melhor.






Essa cartilha abaixo pode ajudar não só professores mas também alunos que não estão muito familiarizados com as TICs.


Cartilha tecnologias na escola from Edigley Alexandre

Para finalizar este post escolhi a música de Leci Brandão, que mais uma vez nos faz refletir sobre a importância do professor no desenvolvimento de um ser social, crítico, criativo e ativo na sociedade.




Até o próximo! Espero que tenha ajudado a refletir sobre sua prática!

terça-feira, 15 de abril de 2014

Professores reflexivos

Prática reflexiva
 

PDF - texto

Artigo sobre As novas tecnologias na educação
 

Treasure

Bruno Mars

Refletindo sobre a prática


O professor reflexivo - Prática docente

link

Se quiser saber mais sobre formação de professores clique Identidade de professores de LE .
Espero que aproveitem a leitura!

postagem com imagem

Acredite na força dos seus sonhos, Deus não colocaria no seu coração um desejo impossível de se realizar! Boa tarde! =)

1° postagem

Esta é minha primeira postagem no meu blog! Iêêi